A FISIONOMIA DE JESUS.

COMO ERA A APARÊNCIA DE CRISTO?

PERGUNTA 13/04/2009 Sandra Ramalho / Caxias- MA
_______________________________________________
Irmão Bom dia, fui questionada na E.B.D. sobre a pessoa de Jesus e não tive resposta - COMO ERA A APARÊNCIA DE JESUS? ELE ERA LOURO OU MORENO?
_______________________________________________

RESPOSTA: 22/04/2009




Prezada Sandra,
No mundo se popularizou varias imagens de cristo. Em cada lugar do mundo se conhece um Jesus diferente, muitas imagens são pintadas e conseqüentemente adoradas por pessoas do mundo todo. Essas imagens variam de um lugar para outro. Uns adoram a um Jesus louro, outros conhecem um Jesus mulato, outros se prostram perante um cristo negro e assim por diante. Mas, afinal, qual era a verdadeira aparência de Jesus? As escrituras nos dão poucas informações a respeito da fisionomia do Senhor, porém muitos têm especulado as profecias bíblicas e achado varias maneiras de descrever a aparência de Cristo.

Hoje, até alguns cientistas têm tentado pintar a Jesus e infelizmente alguns cristãos estão sendo iludidos. As descrições que eles apresentam não passam de meras especulações, embora revelem os traços de um judeu palestino daquela época, não significa que seja necessariamente o nosso Senhor Jesus Cristo. Alguns teólogos baseiam-se em algumas passagens do antigo testamento para fazer descrição da pessoa de Cristo como por exemplo, Is 53:2 para afirmar que Cristo não era um homem de boa aparência; Sl 45:2 para descrever um Cristo excepcionalmente formoso e mais belo que todos os homens; uma outra descrição de Cristo é feita baseada no livro de Cantares de Salomão ver Ct 5:10-15. Todas essas passagens bíblicas citadas a cima nunca falaram da aparência, mas são prospectos de algumas revelações de Cristo. Uma como sofredor e desamparado (Is 53:2), outras revelam sua majestade em reino e glória (Sl 45:2; Is 33:17) e outra mostra um noivo querido, amado e desejado por sua noiva (Ct 5:10-15) a igreja amada. Não podemos descrever a aparência do Senhor por que não há na história nenhum indicio de como era sua beleza e formosura. O que sabemos é que ele era um homem saudável, por ser o filho de Deus, não tinha nenhuma doença. Com certeza ele se apresentava muito bem e falava como nenhum outro (Jo 7:46), sua força física também é destacada quando expulsa do templo os negociantes; vira as mesas e amedronta a todos (Jo 2:13-17). Uma das mais antigas discrição da pessoa de Jesus Cristo está registrada numa antiga carta que descreve em detalhes os traços físicos de um homem que pode ser Cristo. Esta carta foi enviada ao senado romano destinada ao imperador por certo governador da Judéia chamado de Públio Lêntulo. Veja uma cópia desta carta:

O Governador da Judéia Públio Lêntulo ao César Romano: Soube, ó César, que desejavas ter conhecimento do que passo a dizer-te.
Há aqui um homem chamado Jesus Cristo, a quem o povo chama de profeta e os seus discípulos afirmam ser o filho de Deus, criador do céu e da terra.
Realmente, ó César, todos os dias chegam noticias das maravilhas deste Cristo. Para dize-te em poucas palavras, ele ressuscita mortos, cura doentes e surpreende toda Jerusalém.
É belo e de aspecto insinuante, é uma figura tão majestosa, que todos o amam irresistivelmente. Sua fisionomia, de uma beleza incomparável, revela meiguice e, ao mesmo tempo uma tal dignidade, que, ao olhar para ele, cada qual se sente obrigado a amá-lo e a temê-lo ao mesmo tempo.
O cabelo dele, até a altura das orelhas, é de cor das searas maduras e daí aos ombros, é loiro muito claro e brilhante. É apartado ao meio por uma risca ao uso dos nazarenos. A barba é da cor dos cabelos e não muito larga é também dividida ao meio. O olhar é profundo e grave: as pupilas parecem os raios do sol. Ninguém pode fita-lhe o rosto deslumbrante.
Ele é o mais belo homem que imaginar se possa e muito semelhante à sua mãe, a mais formosa figura de mulher que até hoje apareceu nesta terra.
Ele nunca foi visto sorrindo, mais já foi visto chorando várias vezes. As mãos e os braços são duma grande beleza. Faz-se amigo de todos e mostra-se alegre. Quando repreende, apavora. Quando adverte, faz chorar. Toda gente acha a conversação dele muito agradável e sedutora.
É raro vê-lo em púlpito e quando aparece, é sempre com grande modéstia.
Se vossa majestade, ó César, deseja vê-lo, avise-me que eu logo o enviarei. Nunca estudou, mas é Senhor de todas as ciências. Anda com a cabeça descoberta e quase descalço.
Muitas pessoas quando o vêem ao longe escarnecem dele, mas quando Ele se aproxima e estão na sua frente, então tremem e admira-no.
Os hebreus dizem que nunca viram homem semelhante a Ele, nem sabedoria como a dele. Nunca ouviram conselhos idênticos, nem tão sublime doutrina, como a que ensina este Cristo.
Muitos judeus o têm por divino e crêem nele. Também muitos o acusam a mim, dizendo, ó César, que Ele é contra a tua Majestade, porque afirma que reis e vassalos são todos iguais, diante de Deus.
Ando apoquentado com estes hebreus que pretendem convencer-me de que Ele é prejudicial. Mas os que o conhecem e a Ele tem recorrido, afirmam que Ele nunca fez mal a pessoa alguma e antes emprega todos os seus esforços para fazer toda humanidade feliz.
Estou pronto, ó César, a obedecer-te e a cumprir o que me ordenares!... Graça e prosperidade.
Assinado: Públio Lêntulo.

Não se pode provar a autenticidade desta carta, até porque, existem outras versões diferentes dela, mas as descrições que esta carta faz pode parecer muito com o aspecto gentil e amável de Jesus.



______________________________
AGRADECEMOS O CONTATO
Pr Luciano Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA SUA PERGUNTA OU COMENTÁRIO