O PAPEL DA MULHER NA HISTÓRIA BÍBLICA

 PERGUNTA 20/01/2011



Marta S. Marques. - SP

Pastor tenho uma dúvida sobre a mulher na biblia. Não consigo entender porque na maioria das igrejas tem pastora, obreiras e pregadoras se a biblia não permite. é certo ter pastora? por favor, fico no aguardo da resposta.

RESPOSTA 18/02/2011

    Marta paz do Senhor Jesus. Sua pergunta é muito importante, você é a quarta pessoa que me faz essa pergunta, a primeira pelo nosso Portal de Perguntas e Respostas Bíblicas. 

     Vou usar como resposta uma materia que escrevi para o "Jornal O Verbo - SP" no ano de 2003. espero que possa lhe ser útil. 

O PAPEL DA MULHER NA HISTÓRIA BÍBLICA

Lembranças de um passado que não deve voltar.
Por Luciano Soares


I – AS MULHERES EM ALGUMAS CULTURAS.
Muitos têm se dedicado a estudar e investigar qual o verdadeiro papel da mulher na antiguidade, mui especialmente, na história bíblica. Há alguns que até afirmam que a mulher nunca teve vez nos tempos bíblicos, mas aqui traremos as informações precisas para uma compreensão mais detalhada a respeito delas na história antiga. A posição da mulher na sociedade varia de uma cultura para outra, em algumas culturas sua posição chega a ser inferior a dos escravos e até mesmo a dos animais, o que é um absurdo! Por exemplo: a mulher era definida pelas leis de Roma, não como pessoa, mas como coisa e, se faltasse o título de sua posse, poderia reclamar-se como quaisquer móveis. Era tratada como escrava do homem e não como sua companheira e amiga como Deus a criou (Gn 2:18); era comprada, vendida, trocada, desposada, casada, divorciada e separada de seus filhos, sem seu consentimento; muitas vezes sem misericórdia; à vontade dos caprichos de seu senhor. Ele podia legalmente mata-la, por qualquer motivo alegado por ele. Na Índia a vida da mulher desde o berço até a sepultura é de miséria, serve a seu marido como escrava e não tem o direito de receber dele pelo menos um obrigado pela mais benévola ação que o tenha feito. E ainda mais, quando seu senhor (marido) morrer, está ela obrigada a ser queimada com ele como holocausto vivo; ou a ser enterrada viva ao seu lado na sepultura. Certa vez um missionário perguntou a uma mulher indiana a respeito de sua alma, a resposta foi: - minha alma! Que alma tenho eu? Sou apenas uma mulher.
Miseráveis também são as vidas das mulheres da China na qual muitas não têm nem o direito de nascer. Ali é considerado uma desgraça o ser pai de uma menina, por isso a menina recém nascida é logo condenada a morte, assassinada sem compaixão, como se fosse uma necessidade inevitável devido ao seu sexo! Assim, as sobreviventes são rebaixadas, desprezadas, consideradas impróprias para a vida e uma vergonha para a sua família. Não quero enfadar, principalmente as mulheres, com narrações de crueldades e agressões morais à mulheres de outras culturas e épocas. E você amada irmã, serva do Senhor, que lê este artigo; certamente está achando um absurdo tudo isso. Mas a história não acaba aqui.

II – A MULHER NOS TEMPOS BÍBLICOS.
Até mesmo entre os judeus, povo de Deus no Antigo Testamento o preconceito feminino era muito grande. Israel era uma sociedade definidamente patriarcal. Em geral os homens eram os chefes da família e do governo. Embora aos olhos de Deus a mulher fosse de importância igual a do homem, estes não as viam assim. Havia algumas leis que impunham sérias restrições à mulher. No século I havia uma celebre oração que os judeus recitavam, na qual agradeciam a Deus por não terem nascidos mulher. Esse sentimento era generalizado, e alguns homens chegavam a cometer abusos. Veja algumas leis que pareciam impor restrições a mulher em suas atividades, em sua atuação social e em seu valor básico.
1-   O nascimento de uma mulher levava a mãe a ser imunda duas vezes (Lv 12).
2-   Normalmente só os homens podiam ser donos de alguma propriedade. Uma mulher podia herdar os bens de seus pais somente no caso de não haver filhos de sexo masculino (Nm 27.8).
3-   Se uma mulher fizesse uma promessa ou um juramento, só poderia mantê-lo se o marido concordasse (Nm 30.10-12).
4-   Se uma mulher não tivesse filhos, logo se supunha que o problema estava restrito a ela, e que isso era sinal de que Deus não se agradava dela (Gn 30.1,2, 22).
5-   A mulher tinha que ter as provas de sua virgindade (Dt 22.20-21) para o homem isso era impossível.
6-   O valor monetário atribuído à vida de uma mulher era a metade do valor da vida de um homem (Lv 27:1-8).
Na historia de Israel, encontramos as mais diversas opiniões a cerca da posição da mulher. É importante que tenhamos o cuidado de não julgar o povo de Israel pelas nossas perspectivas modernas. O papel da mulher na sociedade era determinado em grande parte pela personalidade dela e pelas atitudes do marido. A mulher não era um produto secundário da criação, uma espécie de idéia posterior. Homem e mulher, juntos, constitui a imagem de Deus (Gn 1:26-27). Essa imagem só ficou completa depois que Eva foi criada. Alguns não aceitavam este fato, mas outro sim. E por causa disso, muitas mulheres hebréia tinham uma participação ativa no relacionamento familiar e comunitário, eram criativas e expressavam suas opiniões. Joquebede, por exemplo, foi quem teve a iniciativa de salvar seu filho Moisés que, pelo decreto do Faraó, deveria ser morto. E tomou as providencias necessária para isso (Êx 2). Ana foi outra mulher que tomou uma atitude e fez uma aliança com Deus para ter um filho e veio a ser a mãe de Samuel (1ºSm1 1-25). Houve mulheres que também chegaram a ocupar posição de liderança entre o povo de Israel. Débora, por exemplo, foi uma juíza que ajudou a orientar um exército (Jz 4:6-9). Miriã ocupava uma alta posição no comando de Israel, vindo logo abaixo de Moisés e Arão. Éster foi outra mulher notável. Tornou-se rainha da Pérsia, e, com muita coragem conseguiu abortar um grande genocídio de judeus. Hulda foi uma profetiza a quem o rei Josias consultou (2ºRs 22:14-20). 
O judaísmo não impediu que essas mulheres ocupassem posição de liderança. Precisamos considerar também a mulher ideal descrita me Pv 31:10-31. ela supervisiona bem a sua casa, com seus muitos servos e tudo mais, confecciona roupas, dirige um negócio e compra um terreno. Trata-se de uma mulher que detém uma ampla gama de responsabilidade e de oportunidade. O mandamento bíblico de honrar pai e mãe não faz distinção entre eles; ambos devem receber igual honra. No caso de um homem e uma mulher serem surpreendido em caso de adultero, ambos deviam ser apedrejados (Dt 22:22). Quanto às mulheres de grande fé, todas foram elogiadas pelo fato. É o caso de Sara e Raabe que são incluídas na famosa lista dos grandes heróis da fé (Hb 11).

III – AS MULHERES NO NOVO TESTAMENTO.
Em seu ministério Jesus falou e abençoou a muitas mulheres, e, além disso, algumas delas se tornaram seguidoras dele. Essas discípulas eram de diversos níveis sociais e econômicos, e acompanhavam a ele por onde quer que fosse. Merece menção o fato de que nos momentos mais cruciais da vida de Cristo, como sua prisão, morte e sepultamento, as mulheres foram suficientemente corajosas para permanecer ao lado dele. Mas em compensação também foram as primeiras a gozar da enorme alegria de ver as evidencias de sua ressurreição. Hoje é muito difícil levantar todo o leque de sentimentos e preconceitos que existiam contra o sexo feminino, nos dias de Cristo. Mas os atos de Cristo em relação a elas trouxeram ao mundo uma nova visão de apoio, amor e carinho para com elas. Apesar das influencias gregas e romanas no judaísmo no que diz respeito a posição da mulher na sociedade. Jesus introduziu uma nova postura em relação às mulheres, o que representou um grande avanço em relação aos seus contemporâneos. Veja o relacionamento de Jesus com as mulheres.
1-   Ele aceitou mulheres em seu grupo de discípulos.
2-   Ensinou verdades espirituais às mulheres.
3-   Entrou em suas casas.
4-   Conversava com mulheres em publico.
5-   Permitia que as mulheres tocassem nele.
6-   Permitiu que mulheres o beijasse.
7-   Deixou as prostitutas se aproximar dele.
     Apesar de que todos esses pontos acima eram proibidos ou então desonroso para um homem, muito mais, se fosse de alta posição social, mas Jesus não ligou para as tradições dos homens, e demonstrou atitudes de amor e acolhimento para com elas. Não somente Jesus, mas também, os apóstolos nos revelaram o verdadeiro papel da mulher na sociedade. O Apóstolo Paulo nos ensina que as mulheres não devem ser encaradas como mera propriedade do homem. Ele afirma categoricamente que o marido deve agradar a esposa, e não apenas esta agradar ao marido (1ºCo 7:1-7). Afirma também que o marido tem que amar a esposa assim como Cristo amou a igreja (Ef 5:25). Da mesma forma o Apostolo Pedro diz aos maridos que eles tem que tratar as esposas com dignidade, e que se não o fizessem suas orações não seriam atendidas (1ºPe 3:7). Nos primórdios do cristianismo as mulheres tiveram um papel relevante. Embora a maioria da liderança oficial fossem constituída por homens, a igreja de modo geral contavam com inúmeras mulheres. Lídia é um exemplo das muitas mulheres que aceitaram ao evangelho prontamente (At 16:14, 40). Priscila foi outra que teve uma função importante, já que instruiu Apolo, um poderoso pregador (At 18:24ss). Muitas mulheres participaram do ministério de Jesus Cristo, como mostra o fato de Paulo haver elogiado oito delas em suas saudações, no ultimo capitulo da carta aos Romanos. Muitas atuavam como diaconisas; as quatro filhas de Felipe eram profetizas (At 21:9). No Novo Testamento o valor da mulher está explicito no fato de Jesus ter comparado a sua igreja a uma mulher em varias ocasiões.

IV – OS OFÍCIOS DAS MULHERES NAS IGREJAS.
Infelizmente, não vemos nas escrituras mulheres ocuparem posição de destaques nas igrejas, isso é apenas um retrato cultural, não uma regra divina. Era a cultura quem determinava isso e não Deus. Por exemplos:
1-   Eles acreditavam que a mulher só se salvaria se desse à luz a filhos (1ºTm 2:15).
2-   A mulher deveria está calada nas igrejas (1ºCo 14:34).
3-   Elas não poderiam ensinar (1ºTm 2:12).
4-   Não podiam exercer autoridade (1ºTm 2:12).
Em vista de tudo que foi dito, fica claro que nem sempre as escrituras fornecem às mulheres um lugar de dignidade e relevância. Os textos que retratam da mulher nas escrituras revelam um passado culturalmente cruel, mesmo assim, entendemos que essa não era a visão, Deus sempre agiu na vida das mulheres santas, nunca desprezando as atividades nas quais as mulheres se ocupam principalmente, tais como suas funções de esposa, edificadora do lar, mãe e educadora dos filhos. Assim devemos sempre considerar a mulher como auxiliadora e nunca como inferior, pois a mesma não foi tirada da cabeça do homem para governar sobre ele, nem de seus pés para ser pisoteada por ele, mas de debaixo de seu braço para ser protegida por ele, e de perto de seu coração para ser amada. A mulher tem um lugar e um destino glorioso no propósito de Deus
Todo preconceito contra a mulher na igreja deve ser reportado a um tempo de ignorância, visto que, estamos na Pos-modernidade. Todo texto bíblico que suponha inferiorizar a mulher na sociedade ou na igreja respalda-se numa cultura machista e, a muito já ultrapassada. Na sociedade moderna a mulher tem ocupado um lugar de destaque e, assim, tem revelado sua competência acima de muitos homens. E muitas Obreiras, Diaconisas, Missionárias e Pastoras têm exercido um brilhante ministério que causa inveja a muitos Pastores. O preconceito contra as mulheres é uma questão cultural e não teológica.

IV – AS MULHERES NA ETERNIDADE.

Há muitas especulações a cerca das mulheres, mas o que mais me chama a atenção é a idéia de que as mulheres não herdarão a eternidade. Desde a antiguidade a mulher é reportada como um produto secundário da criação. É como se elas não tivessem nenhum proveito, senão no que diz respeito a ser a auxiliadora do homem, criado apenas para trazer alegria e prazer ao homem, livrando-o da solidão, mas que no pleno plano espiritual ela era semelhante aos animais, tinha seu valor, porém era produto do homem e não de Deus. Isto significa que eles acreditavam que Deus não criou a mulher para Sua glória, mas para glória do homem (Porque, na verdade, o homem não deve cobrir {cobrir; no original, velar} a cabeça, por ser ele imagem e glória de Deus, mas a mulher é glória do homem.  Porque o homem não foi feito da mulher, e sim a mulher, do homem. 1ºCo 11:7-8). Como eles entendiam que elas não tinham alma, assim não acreditavam que elas entrariam à eternidade. Por este motivo que os judeus perguntaram a Jesus sobre a mulher de sete maridos (Mc 12:19-27) a intenção era saber se Jesus cria na ressurreição das mulheres; a resposta de Jesus prova que todos ressussitarão, mas todos seremos como os anjos de Deus, sem sexo ou diferenças. Daí que surgiu a idéia que elas não ressucitarão. A salvação das mulheres consiste em igualdade com a dos homens ver 1ºCo 7:16. diante de Deus não ha diferenças entre homens e mulheres todos são responsaveis pelos seus atos, salvando-se ou perdendo-se (Ap 20:12; Ez 18:20).