ATOS 2:2 - ASSENTADOS

PERGUNTA 02/06/2011

Celso Mafra
olá, por favor me responda. a palavra "assentados" em atos 2.2; significa posição corporal ou assentamento?

RESPOSTA 03/06/2011
Prezado Irmão Celso Mafra
O Livro de atos dos Apóstolos é um tratado em forma de carta, escrita por Lucas e enviada a um grego chamado Teofilo (At 1:1). Logo se assegura que foi escrita em grego (embora todo novo testamento, se afirma ter sedo escrito em grego). A melhor maneira de descobrir qual o sentido exato da palavra é observar como está escrito em grego (língua original). O grego de At 2:2 usa para a palavra “assentados” a palavra “kathemenoi” em quatro versões do novo testamento grego que tenho, tanto no grego Koinê (grego do novo testamento) como no grego moderno. “kathemenoi”, vem de “kathemai” que traz o significado básico de “assentar-se”, porém não é tão fácil assim descobrir a que tipo de assentados que o autor estava se referindo.
kathemai” no grego pode significar:
1) sentar-se, acomodar-se
2) sentar, estar sentado, de um lugar ocupado
3) ter uma habitação fixa, habitar
O léxico do Novo Testamento Grego apresenta os seguintes significados para a palavra “kathemai”:
- Sentar, como estar em Mt 26:64; 27:61; Mc 2:6; 13:3; Lc 10:13; 18:35; At 8:28; 23:3; Cl 3:1; Ap 6:8, 16.
- Sentar (lá, ali) Lc 5:17; Jo 2:14.
- Estar entronizado como em Ap 18:7.
- Estar, viver, residir (assentamento) em Lc 1:79; 21:35; Ap 14:6:
- Sentar-se como em Mt 22:44; 28:2; Mc 4:1; At 2:34; Tg 2:3.
Neste caso, qual seria a resposta certa?
Na ocasião em questão, os discípulos poderiam estar tanto sentados (posição corporal), quanto assentados (sentido de assentamento). O versiculo primeiro diz: “estavam todos reunidos no mesmo lugar” (At 2:1) compare com At 1:13-14, entende-se que eles já estavam ali a alguns dias aguardando o cumprimento da promessa. Sendo assim, pode-se dizer que estavam assentados (em assentamento).
A ocasião histórica leva-nos a concluir um assentamento, visto que, eles estavam esperando o revestimento de poder, mas não sabiam quando, nem a que hora ai chegar, por isso, é possível que alguns estivessem sentados, outros em pé e alguns até deitados, pois estavam reunidos em um cenáculo, lugar construído para as refeições que a maioria das vezes se fazia deitado. Quando se ouviu um som de um vento veemente e impetuoso enchendo toda casa logo se imobilizou a todos os que estavam no recinto e os que estavam fora do cenáculo.
Caro Celso Mafra, espero que essa explicação tenha te ajudado.
Agradeço pelo contato.