Onde Estava Daniel Quando os Três Jovens Foram Lançados na Fornalha?


PERGUNTA: 18/04/2009 - Dário Pireni / Campinas – SP.

_________________________________________

“Gostaria de Saber porque Daniel não foi lançado na fornalha ardente junto com os três jovens, Se todos os governadores foram convocados, Daniel tinha que está presente (Dn 3). Ele se prostrou perante a imagem ou não estava presente? Explique. Obrigado.

_________________________________________

RESPOSTA04/05/2009

__________________________________________


Irmão Dário, Esta é uma pergunta muito comum entre os leitores das escrituras. Os escritos sagrados nem sempre satisfaz as expectativas dos especuladores, visto que, eles foram escritos para satisfazer as necessidades da época. O autor quando escreveu a história ele não se preocupou em dar detalhes senão relacionados aos fatos que se passaram diante dos seus olhos. Assim, alguns fatos ficaram sem respostas, senão especulativas e sugestivas, como neste caso. Resumindo não há resposta segura, o que se disser não passa de especulação.
Foi por volta do 8º ano do reinado de Nabucodonosor (segundo a septuaginta) que este monarca edificou uma estátua para si, provavelmente era a imagem do próprio monarca. Foi erigida na Província de Dura. A imagem tinha cerca de 30 m. de altura, equivalente a oito andares de um edifício e apenas 3 m. de largura toda feita de ouro. Foi erigida para mostrar a supremacia do maior governante da Babilônia.
Vamos ao que importa. A convocação do rei submetia a todos e, isso ficou provado no edito lavrado para convocar detalhadamente todos os magistrados do império ( ver Dn 3:2). Esses oficiais foram classificados assim:
Satrapas, Eram os principais representantes do rei, pois eram os cabeças do governo provincial.
Prefeitos, Provavelmente referencia aos comandantes militares ou alguns oficiais secundários.
Governadores, Eram os Senhores dos Distritos e Administradores civis de várias categorias.
Conselheiros, segundo o uso persa, esses conselheiros eram conselheiros do povo, ou seja, qualquer pessoa que tinha autoridade do governo por ela representada.
Tesoureiros, Eles eram os administradores dos fundos públicos.
Juízes, estes eram os especialistas na Administração das leis babilônicas.
Magistrados, eram chefes de estados, oficiais militares e palacianos.
Todos os Oficiais, aqui fica claro que Nabucodonosor fez questão de usar o termo “todos os oficiais” para evitar deixar de lado qualquer oficial ou servidor que tenha cargo de liderança entre o povo.
- A Primeira observação que temos que fazer aqui é a seguinte: Qual era a posição de Daniel no governo, na época da convocação?
Daniel não era um simples oficial, seu oficio sobressaía a todos os demais oficias da Babilônia, ele estava apenas abaixo do poder do Rei. Veja o que diz o texto de Dn 2:48.
“Então, o rei engrandeceu a Daniel, e lhe deu muitos e grandes presentes, e o pôs por governador de toda a província da Babilônia, como também o fez chefe supremo de todos os sábios da Babilônia”.
Percebemos que Deniel passou a ser o “queridinho” do rei e protegido por ele. O texto diz que Daniel recebeu do rei o seguinte:
• Foi Engrandecido pelo Rei.
• Recebeu Grandes e Muitos presentes.
• Passou a ser o Governador de toda Província da Babilônia.
• Tornou-se o CHEFE SUPREMO de todos os sábios da Babilônia.
É bom observar também que Daniel permaneceu na corte do rei Dn 2:49.
Dessas passagens bíblicas fizemos as seguintes observações:

DANIEL NÃO ESTAVA PRESENTE NA OCASIÃO.
Se Daniel estivesse presente com certeza não se prostraria diante da estatua de Nabucodonosor, isso é certo, dispensa comentários. Por isso acreditamos que Ele não estava presente na ocasião. Damos algumas razões para pensarmos assim.
• A convocação não foi dirigida a todos e sim aos oficiais das províncias da babilônia.
• Dentre os judeus somente Sadraque, Mesaque e Abede-Nego faziam parte desta convocação, pois eram oficias a pedido de Daniel (ver Dn 2:49).
• É provável que Daniel tenha ficado na Babilônia, visto que, era o governador geral e representante legal do rei. Teria ficado cuidando dos negócios do reino na ausência do rei.
• Daniel era o chefe supremo de todos os sábios oficiais da Babilônia.
• Era o governador de toda província da Babilônia (a capital do império).
• Era querido e amado pelo Rei.
• Todos Sabiam que o próprio rei respeitava a Daniel e ao seu Deus (ver Dn 2:46-47).
Vendo por este lado, todos ali presentes eram submissos à autoridade de Daniel e não ousaria acusá-lo. Por exemplo: se eles vissem que Daniel não havia se ajoelhado perante a estátua eles não teriam coragem de acusa a ninguém, visto que o supremo chefe também não se prostrara. Por outro lado entendemos que, se Daniel estivesse presente e, preservado pela posição que ocupava, ao ver seus irmãos sendo acusado jamais se calaria e com certeza agiria em favor de seus Irmãos. Por isto acreditamos que Daniel não estava presente.
Há muitas especulações a este respeito, mas a resposta certa é a seguinte:
A BÍBLIA NÃO DIZ ONDE DANIEL ESTAVA NESTA OCASIÃO.

Agradecemos pelo Contato.

Prof. Luciano Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA SUA PERGUNTA OU COMENTÁRIO